Decole.ai

A Engenharia da Sustentabilidade surge da preocupação da sociedade com o meio ambiente, essa área, busca aumentar a rentabilidade de uma empresa, de forma a diminuir os danos ambientais, ou seja, de forma sustentável. Essa sustentabilidade busca de forma equilibrada entre a produção e a poluição gerada pelo mesmo, visando a otimização da produção, ao mesmo tempo, que seja diminuída a quantidade de poluentes gerados.

A engenharia da sustentabilidade é uma área dentro da engenharia de produção que tem como objetivo realizar o planejamento, com foco na otimização do uso, destino e tratamento dos recursos naturais, além disso, a implementação de um sistema de gestão ambiental e responsabilidade social, a sustentabilidade pode ser aplicada em qualquer processo produtivo dentro de uma indústria, desde sua extração da matéria prima, até o descarte do produto final.

Planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.” (ABEPRO, 2018)

As principais práticas dentro da engenharia da sustentabilidade é o respeito às leis ambientais, a utilização racionais dos recursos naturais e a reutilização ou descarte correto, e o controle dos poluentes. Uma ferramenta que pode ser utilizada com o escopo da sustentabilidade, é o ciclo PDCA ( Plan, Do, Check, Act ), onde temos um processo de melhorias continua, com as etapas Planejamento, Fazer, Checar e Agir, por exemplo, pode ser aplicado nos projetos de sustentabilidade de uma indústria. É essencial para engenharia da sustentabilidade a compreensão de conceitos de meio ambiente e cidadania, e, como aplicá-los.

Fonte: The Coca-Cola Company (2020)

Para exemplificar, os conceitos citados acima, vamos tomar como exemplo a “The Coca-Cola Company”, uma empresa multinacional, fabricante e comerciante de bebidas não alcoólicas, que vem realizando vários esforços para diminuir os seus impactos no meio ambiente, através de algumas estratégias como, a utilização de garrafas retornáveis de 2 litros, onde a mesma, pode ser reutilizada até 25 vezes, sendo limpas e recarregadas. Na 26° vez ela é reciclada e o seu material é utilizado para a produção de novas garrafas. Segundo a Coca-Cola, as garrafas comercializadas pela marca, contém 22% de matérias prima recicladas de outras garrafas da marca, até 2025, a empresa afirma que quer aumentar essa porcentagem para 50%. Além disso, a empresa, recicla mais de 90% das embalagens produzidas. Segundo a marca, querem garantir o destino correto de 100% das embalagens produzidas, também, buscam reciclar o equivalente a 100% das embalagens distribuídas mundialmente no mercado até 2030. Isso além de ser sustentável e ajudar o meio ambiente, também melhora a rentabilidade da empresa, pois economiza em materiais primas virgem, utilizando as matérias primas recicladas.

Com o objetivo de ajudar o meio ambiente 100% dos documentos da Decole.ai é realizado de forma digital incluindo assinaturas de contratos, registros e agendas ajudando assim a evitar o derrubamento em massa de árvores.

plugins premium WordPress