Decole.ai

Nos últimos anos, você já deve ter escutado a palavra “Growth”, muito provavelmente algo como: Growth Hacking ou Growth Marketing. Hoje esse termo vem muito relacionado ao Marketing, mas Growth não é Marketing, e está bem longe de ser. 

Marketing Vs. Vendas

Dentro de qualquer empresa, encontra-se a equipe de Marketing e a equipe de Vendas, ambas trabalhando separadas. Havendo uma grande falta de alinhamento entre as duas equipes, mas ambas muitas vezes não percebem que possuem o mesmo objetivo, simplificando, marketing gera a demanda e o comercial faz o fechamento, claro que suas funções vão além. 
Normalmente dentro das empresas, principalmente as que trabalham com Inside Sales, o marketing culpa o comercial, pelo  não fechamento das vendas e o comercial culpa o marketing pela qualidade das leads.

Isso é um claro indício de que essas equipes não podem trabalhar separadas, o foco seja do marketing ou do comercial é vender, ou seja, crescer a empresa. Quando se fala sobre Growth, se refere ao crescimento, essa definição veio sendo muito utilizada no vale do silício por startups.

Growth Hacking

O criador Growth Hacking, foi Sean Ellis, também conhecido como “O Pai do Growth”, ele criou o termo “Growth Hacking” para descrever o processo usado pelas organizações de hipercrescimento como: Facebook, Airbnb, Uber e Amazon.

O growth hacking é uma metodologia que se vale de um processo de testes, experimentos e melhorias contínuas para alavancar a curva de crescimento de um negócio. Segundo Sean Ellis, a estratégia pode unir várias áreas da empresa como os setores de marketing, vendas, produto, operações, atendimento ao cliente e tecnologia.

Mas hoje, Growth Hacking, é só uma metodologia dentro do Growth, para obter os melhores resultados deve se unir às equipes de Marketing, Vendas, Pós-vendas e desenvolvimento de produtos como uma só, alinhados ao processo de criar hipóteses específicas para encontrar oportunidades de crescimento a partir de uma rápida experimentação.

O Growth não pode estar limitado a ser só uma equipe, deve ser uma cultura dentro da empresa, como citado anteriormente, deve haver uma implantação do Growth como uma cultura, onde todos os colaboradores entendam o quão importante são seus papéis para o crescimento da empresa.

Só buscar faturar mais?

O Growth Hacking é só uma das metodologias, porém só buscar gatilhos de crescimento não é a solução, deve-se buscar ao mesmo tempo onde reduzir custos, para obter uma empresa com muito mais poder de escala Dentro do Growth a utilização do conceito de Lean Business, que seu objetivo principal é criar mais valor para os clientes com menos recursos, evitando o desperdício e maximizando, assim, os ganhos da empresa.

Métricas

O Growth tem que se tornar uma cultura dentro da empresa, um ponto chave para o Growth, são as métricas, mas não métricas de vaidade, que estão focadas em curtidas e visualizações e sim métricas que vão auxiliar nas decisões e otimizar a empresa como um todo. 
Todo dado é importante, deve ser registrado, e utilizado para descobrir oportunidades, aprender mais sobre seu mercado e seus clientes, encontrar problemas e encontrar as necessidades do público.

Afinal, Growth é para o meu negócio?

Sim, qualquer negócio que queira crescer, deve utilizar do conceito de growth para otimizar e alavancar seus resultados. A Decole.ai, é especialista em Growth, para ter resultados acima da média, não pode ser feito o que sempre foi feito. Através de estratégia com foco em resultados, encontra-se a receita de crescimento para o seu negócio.


plugins premium WordPress