Decole.ai

Podemos entender que a cadeia de suprimentos ou “Supply Chain” é uma evolução da logística, visto que ela aborda o processo do negócio de forma genérica e a cadeia de suprimentos, atua de forma minuciosa desde o fornecedor primário até o consumidor final, ou seja a logística é uma etapa do processo dentro da cadeia de suprimentos.

“A Gestão da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management (SCM), após os anos 1990, tornou-se uma das principais ferramentas de gestão com o uso da tecnologia da informação. As empresas podem gerenciar seus estoques de suprimento com mais eficácia e eficiência atingindo melhores padrões de competitividade.”  (PIRES, 2004).

O engenheiro de produção que atua na área de logística é responsável por planejar e otimizar processos logísticos, atuando junto a gestores, fornecedores e outros stackholders da cadeia de suprimentos.

O mercado exige cada vez mais que as empresas realizem seus processos de forma ágil, sem perdas de qualidade e buscando diminuir desperdício. Procurando alcançar esse objetivo o engenheiro de produção que atua na área de logística irá acompanhar a matéria prima, o estoque, pedidos, produtos e entregas aos quais deverão utilizar métodos e técnicas para tornar esse processo cada vez mais eficaz e competitivo.

A logística se propõe a solucionar diversos problemas sendo alguns deles a distribuição e consumo, o planejamento e controle do fluxo de serviços e informações, o aumento dos benefícios da integração, projeta o conceito de interconexão dos participantes e agrega valor a eles, ajuda a otimizar ciclo e recursos, melhora a qualidade do serviço e maximiza o valor percebido pelos clientes, além de todos esses benefícios, é importante destacar que a cadeia de suprimentos representa uma excelente estratégia para as empresas ganharem vantagens competitivas, reduzirem os custos de todo o processo e superar os níveis de serviço esperados.

O engenheiro conta com algumas ferramentas que o auxiliam no processo de controle da cadeia de suprimentos como por exemplo o ERP (Enterprise Resource Planning), em português Planejamento de Recursos Empresariais, o CRM (Customer Relationship Management), ou seja Gestão de Relacionamento com o Cliente, TMS (Transportation Management System), traduzindo Sistema de Gerenciamento de Transportes e o WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.